Olá,
Se alguém me perguntasse se existe um som que simboliza o verão japonês, certamente responderia o tilintar emitido pelos furins.
Trazidos da China há cerca de dois mil anos atrás, através do Budismo, os Fūrin (em japonês 風鈴) são sinos de vento construídos geralmente por um cilindro de vidro com tubos suspensos. Alguns têm um papel amarrado na parte debaixo com um texto de proteção escrito. São normalmente pendurados do lado de fora das casas, apartamentos, jardins, templos ou simplesmente como um item de decoração para o jardim. São muito utilizados no verão japonês, já que o som calmo e suave emitido quando o vento balança seus pêndulos, dá uma sensação de frescor amenizando o insuportável verão japonês. 
Furins vendidos em um hyakuen shop

No passado, acreditava-se que os furins afastavam a má sorte e ajudavam a proteger as pessoas do perigo. Por isso, era comum pendurá-los nos quatro cantos de templos e santuários.

Durante os Períodos Heian (794-1185) e Kamakura (1185-1333), a aristocracia japonesa, os colocavam em suas varandas. No Período Meiji (1868-1912) tornou-se muito popular entre os japoneses, mas dizem que o preço de uma peça era equivalente a 200 a 300 milhões de ienes em dinheiro japonês de hoje. Muitas pessoas ainda se referem à ele como “Edo Furin” nome criado pelo artesão Shinohara, já que é um objeto utilizado desde aquela época até os dias atuais. 
Para todos os gostos e bolsos!
Hoje ainda existem artesãos que confeccionam furinse fazem todo o processo, desde a fundição do vidro até mesmo à pintura exclusiva feita à mão. Esse conhecimento é transmitido de pai para filho e a família Shinohara, dona da empresa Shinohara Edofurin, está em funcionamento há 4 gerações é uma das mais tradicionais no ramo.Se você quiser aprender a fazer seu próprio furin, pode fazer um workshop em Tokyo (mais informações no link abaixo).
Até mais,
Thais Fioruci
Referências:


6 comentários

Mariana Linhares · julho 17, 2014 às 6:02 am

Japão é o paraíso haha

Natália · julho 17, 2014 às 6:02 am

Olá!!

Faz eras que não venho aqui. Agora eu sei o nome desses sinos que tanto vejo em alguns episódios de animes… E o som deles deve ser único.

Até mais

Perdida no Japão · julho 17, 2014 às 6:03 am

Oie!!!

Época de Copa, o pessoal tava ligadinho nos jogos né! Sim, sempre estão lá nos animes e mangás né!

Beijos e se cuida tá
Thais Fioruci

Perdida no Japão · julho 17, 2014 às 6:04 am

Olá Mariana!

Sim, o Japão é um país muito belo!

Beiijos
Thais Fioruci

Crisnaira · outubro 4, 2014 às 12:05 am

São lindos! Tô atrás de uns!

Perdida no Japão · outubro 4, 2014 às 12:28 am

Oie,

dificil achar agora, pq só vendem no verão! Se tivesse falado, podia ter procurado um para te mandar. Vou ficar de olho, quem sabe vejo algum nas promoções rs

Beijos
Thais Fioruci

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *