Olá,
Se você mora ou já morou no Japão, certamente deve ter se perguntado o que são aqueles símbolos estranhos fixados em alguns automóveis. Eu também já me peguei nessa dúvida e sabia que era para especificar algo, mas o que? “Bora pesquisar”!
Introduzidos em 1972, os Untensha Maaku (em japonês se escreve assim運転者マーク) são utilizados para identificar o perfil do condutor e assim evitar possíveis acidentes. Existe uma preocupação muito grande por aqui para proteger às pessoas, sendo elas condutores, pedestres ou ciclistas. Sua utilização é obrigatória e caso desobedeça a lei, você pode levar uma multa e perder pontos na habilitação.
Cada símbolo tem um significado diferente e especifica um tipo de motorista:
> Novato

Esse símbolo identifica os motoristas com menos de um ano de carteira de habilitação. Em japonês se fala Shoshinsha Maaku (se escreve assim初心者マーク ) ou Wakaba Maaku( 若葉マーク). O descumprimento dessa regra pode gerar multa de ¥ 14.000 e desconto de 1 ponto na carteira.
 

Esse símbolo representa a juventude

> Idoso

Esses dois símbolos identificam os motoristas com idade acima de 70 anos. Foram introduzidos em 1997, porém a partir de 2008, tornaram obrigatórios para motoristas acima de 75 anos. Caso desobedeça, multa de ¥ 6.000 e 1 ponto a menos na sua habilitação. Em japonês se fala Fukushi Maaku ou Koreisha Maaku (高齢者マーク).
Representa um trevo de quatro folhas, formando um S de “Senior”
> Deficiente físico

Implantada em 2009, identifica motoristas com deficiência física, embora há quem utilize o tradicional símbolo com uma cadeira de rodas. Em japonês se fala Shintai Maaku (身体障害者マーク) ou Kuroba Maaku(クローバーマーク).
> Deficiente auditivo
Implantado em 2009, esse adesivo com um desenho de borboleta nas cores verde e amarelo identifica deficientes auditivos ao volante. O símbolo internacional de deficiência auditiva com uma orelha também pode ser utilizado. Em japonês se fala Tyoukaku Maaku (em japonês se escreve assim聴覚障害者マーク).
 
O mais legal é que esses símbolos são plaquinhas magnéticas que podem ser facilmente compradas em qualquer Hyakuen Shop e fixadas na traseira do veiculo. 
Apesar de saber que muitas pessoas não utilizam, por vergonha ou porque esquecem de colocar, foi uma ótima ideia do governo japonês. É uma forma de evitar acidentes e conseqüentemente mortes no trânsito. Quem já tirou carta e dirige em São Paulo, sabe o terror que os principiantes passam! Às vezes, o próprio medo e a pressão de outros motoristas mais “desesperados” fazem com que muitas pessoas entrem em pânico e desistem de dirigir.
Na minha opinião, o Brasil também poderia adotar essa regra. E você? O que acha? deixe sua opinião nos comentários!
Até mais,
Thais Fioruci
Referências:


8 comentários

Iruka · junho 26, 2014 às 9:45 am

Olá Thais.Tudo bem?Não sabia da obrigatoriedade dos ímãs.Só conhecia dos novatos.No Brasil seria impensável uma ideia assim.Ainda vejo muitas pessoas impacientes quando tem carro de auto escola a sua frente.Se já roubam os pneus (os 4) nos estacionamentos, imagine esses ímãs que ficam apenas grudados do lado de fora.Meu marido já teve prejuízo com estepe furtado (era novo) e até pinos do pneu também eram retirados.

Emilia Hanashiro · junho 26, 2014 às 11:51 pm

Oi Thais,muito legal isso, e certamente eu estou aprendendo tudo isso, já que estou estudando para tirar minha carteira, e acho que temos que divulgar mesmo, muitos aqui não sabem, não, dão importância ou tem vergonha e acaba pego e perdendo pontos na carteira ou ate perdem a carteira por isso.

Natália · junho 27, 2014 às 10:20 pm

Olá!!

Outra coisa que desconhecia. Não sabia da existência desses selos, e respondendo a sua pergunta: Não sei. Alguns poderiam achar bom, outros odiariam e com certeza muitos não usariam. Seria basicamente como a Lei Seca. Existiria o selo, existiria a lei, mas a punição talvez nem existiria e muitos continuariam desrespeitando.

Não dirijo e não sei como funciona. É mais opinião mesmo!!

Até mais

Perdida no Japão · junho 28, 2014 às 4:15 am

Olá Iruka chan!

Tudo ótimo e vc? No Brasil, as coisas são mais complicadas mas certamente esse tipo de informação ajudaria aos outros motoristas. Apesar que é como vc disse, não respeitam nem mesmo um carro da auto escola né.

Beijos
Thais Fioruci

Perdida no Japão · junho 28, 2014 às 4:18 am

Olá Emilia!

Acho que se é obrigatório temos que respeitar e usar conforme manda a lei. Que legal que está tirando sua carta de motorista. Dizem que é difícil né? Boa sorte!

Beijos
Thais Fioruci

Perdida no Japão · junho 28, 2014 às 4:21 am

Olá Nat!!!

Obrigada por sua opinião! O problema é que no Brasil ngm respeita e coloca a lei em prática, e em contrapartida, não tem ninguém para punir e fazer com que realmente funcione.

Beijos
Thais Fioruci

Unknown · julho 3, 2014 às 5:14 am

O mais interessante não é usar as placas, mas o motivo que os japoneses pensaram para usar essas placas, é que eles sempre pensam na segurança das pessoas, pensam muito no próximo… Um pouquinho diferente do Brasil, né?! rs

Perdida no Japão · julho 3, 2014 às 5:19 am

Olá Tyemi!

Lindo nome! Sim, concordo com vc! Aqui estão sempre pensando na segurança de todos! Muito importante e super diferente do Brasil onde os a maioria dos motoristas não respeitam os pedestres!

Beijos e obrigada pelo comentário!
Thais Fioruci

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *